terça-feira, 20 de novembro de 2012

Catarse


por Vera Barbosa




Todo mundo se sente cansado um dia. 

Talvez consumido pela rotina, às vezes massacrado pelos problemas ou mesmo enjoado dos próprios hábitos, tantas manias inúteis, a falta de tolerância consigo mesmo e com os outros... Falta novidade, a inércia te consome, você quer novidade. E, embora o novo muitas vezes assuste, também te revigora, imprime uma certa energia ao seu corpo e à sua mente. E você fica motivado a descobertas, novos sonhos, desafios, começa a se transformar. É da vida, faz parte do ciclo, muito importante se renovar e renovar o que está ao seu redor. Rever seus conceitos, mudar de opinião e de comportamentos; mudar o cabelo, o jeito de vestir, a disposição dos móveis, talvez os próprios móveis. Eu tenho me sentido bem cansada de mim, sabe? Sinto-me sem atitude diante da vida. Talvez até tenha, mas não da forma correta, sei lá, já que não tenho bons resultados. Sei que ando entediante, reclamona, uma chata! E, mesmo sabendo que não tenho o controle dos fatos que, direta ou indiretamente, me atingem, tenho me perguntado sobre como mudar esse cenário e me tornar uma pessoa mais leve e agradável. Pode parecer nada ou muito pouco diante dos olhos da maioria, mas está me ajudando a rever o filme da minha vida, a avaliar erros e acertos, e a pensar sobre o que fazer com tudo isso. Admito que dá um puta medo, tristeza em alguns momentos, desânimo em outros, pois temo não conseguir e piorar ainda mais as coisas. Já cheguei a pensar que os ignorantes, os apáticos e os alienados são mais felizes, já que não se abalam com nada e se satisfazem com tão pouco. Mas acabo acreditando, de novo, em mim. Porque algo, lá no fundo, me diz que estou no caminho certo, pois olhar-se minuciosamente exige coragem; admitir suas fraquezas em público não é para qualquer um. Então, arregaço novamente as mangas e mãos à obra! "Nada permanece inalterado até o fim", tolo é aquele que sequer desconfia. Eu quero e preciso mudar. Você vem comigo?

***ao som do silêncio



Nenhum comentário: