domingo, 14 de fevereiro de 2010

Um palavra

por Vera Barbosa

Algumas pessoas não acreditam, mas as palavras têm grande poder. Positiva ou negativamente. Parafraseando Chico Buarque, autor da canção que dá nome a esse artigo, as palavras têm vida e temperatura. Por isso, é preciso muito cuidado ao proferi-las. Muitas vezes, temos a oportunidade de lançá-las e produzir um efeito grandioso em alguém, mas não o fazemos. Em outras, temos a infelicidade de utilizá-las de forma inadequada e acabamos causando grande prejuízo emocional a quem as recebe.

Pare para pensar em quantas vezes você magoou alguém (ou foi magoado) ao dizer algo sem pensar, de sopetão, agindo sem medir consequências. Talvez, para você, isso nada tenha significado. Mas, para quem escutou, as palavras podem ter tocado em alguma ferida muito profunda. Tudo bem, somos humanos e podemos errar. Contudo, é possível se policiar e corrigir essas atitudes. Se não estivermos atentos aos efeitos de nossas manifestações, passaremos a vida causando estragos por aí.

Há dias em que tudo o que a gente precisa é de uma palavra amiga. Todo mundo quer carinho e atenção de alguém que saiba ouvir e amenizar sua tristeza, sua dor, seja física ou emocional. Claro que isso não significa que devamos ignorar fatos. Como amigos, temos o dever de discordar, isso é saudável. É possível apontar um erro sem ofender, da mesma forma que podemos transgredir sem agredir. Ou seja, tudo é questão de bom senso e respeito ao próximo.

Assim como os pensamentos devem estar canalizados na sintonia da saúde, do sucesso e da prosperidade, também as palavras devem soar de forma a causar reações que ajudem as pessoas a crescer. E uma palavra bem dita é capaz de transformar o dia de uma pessoa e motivá-la a melhorar sempre e mais. Esopo disse, sabiamente, que "nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido". Se damos nosso melhor, certamente, receberemos o melhor também, já que tudo o que vai volta.

Portanto, esteja atento ao que você diz e como diz. Há formas e formas de se falar algo a alguém. É possível expressar o que se pensa sem ferir e fazer com que o outro se sinta a pior das espécies. Lembre-se de que, em alguns momentos, será você quem estará do lado de lá. Ser amável com as pessoas atrai coisas boas e delicadas, pois gentileza gera gentileza.

Nenhum comentário: